top of page


Num terreno em declive na cidade de Blumenau/SC, uma residência que tira proveito do entorno para entregar aos moradores uma vivência térrea.

RESIDÊNCIA S&R


Arquitetos: VOO® Arquitetura e Engenharia

Área: 380m²

Ano: 2020

Fotografias: Fábio Junior Severo

Fabricantes: GRAPHISOFT, Cunha Brasil, Deon Impermeabilizações, Eliane, Esquadrias Borgert, Esquemátika Informática, Incomatelli, Marmoraria Mafezzo, Mobília, Portobello, Requintte, Seats Home, Tinercor Pinturas

Arquitetos Responsáveis: Jonatan Welter, Mairo Volkmann

Execução e Gerenciamento de Obra: Diego Rodrigues Borges

Gerenciamento de Obra: Rubens Lotério

Projeto Arquitetura: Julian Fonseca Dei Ricardi , Cecília Knaesel, Fernanda Petri, Agatha Savignano

Projeto Interiores: Andressa Flach Fuhr, Julia da Cunha Papst, Julia Staedele, Paula Olivo, Julia Carla Duemes Losi

Diretoria de Mídia e de Arte: Thais de Aguiar Hausmann

Projeto Estrutural Concreto Armado: Michels Engenharia

Projeto Estrutural Laje Protendida: Visão Projetos e Construções

Projeto Hidrossanitário: Voss Engenharia

Projeto Elétrico: Voss Engenharia

Impermeabilização: Projeto A Engenharia

Cidade: Blumenau

País: Brasil

CABEÇALHO

Em um terreno em declive na cidade de Blumenau, a Residência S&R tira proveito do lugar para dar aos usuários uma vivência térrea. O ritmo da casa, especialmente da área social e suíte do casal, segue linear à calçada da rua, proporcionando uma sensação plana de viver. Sendo assim, toda a área de convívio do casal convida a olhar às montanhas e ao horizonte, trazendo proximidade com a paisagem verde.


A forma da residência respeita a relação entre usuário, terreno e paisagem, vencendo o desnível do terreno com a sobreposição dos volumes. Com isso, toda a parte de serviço, academia e possíveis futuros quartos estão localizados no pavimento inferior, sem abrir mão da funcionalidade, uma vez que o cotidiano do casal se mostra menos presente nesses ambientes.








Integração que valoriza o entorno

Ao entrar na casa, notam-se fluxos de circulação limpos mostrando a linha do horizonte à frente dos limites da residência e, conforme o deslocamento adentro, os ambientes se relacionam em variadas vistas, amplificando o caminho. Não há separação entre dentro e fora, mas sim relação, em que mesmo sendo um ambiente de pouca vegetação local, essa está presente através do posicionamento das aberturas nos beirais para a vegetação do entorno. Sendo assim, a planta gera as relações com iluminação natural, pôr do sol e montanhas verdes à frente, também calibrando temperatura e gerando ventilação cruzada de leste em todos os ambientes da casa.








A residência traz elementos de arquitetura simplificados. Os materiais utilizados na construção são puros e a união de concreto, madeira e vidro se relacionam de forma honesta. Bem como o cuidado de pilares redondos que não delimitam a visão, entregando uma relação diagonal e plana com o entorno. Lajes de concreto de espessuras finas com rasgos atuam estrategicamente para a presença de iluminação natural, privacidade e contemplação da natureza que ali prevalece.







bottom of page